sexta-feira, 10 de abril de 2009

Objetivo do Café com Geógrafo

O Café com Geógrafo é um espaço para se falar de geografia humana sofrida, mas não é um espaço acadêmico, é um espaço para quem se preocupa com a miséria, com a fome, com a falta de recursos hídricos, com os problemas ambientais, que se preocupa com o futuro e que se pergunta constantemente por que algumas regioes brasileiras se desenvolvem e outras não?! Por que há regioes ricas e pobres?!
As Regiões do Brasil são uma divisão que tem caráter legal e que foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. O IBGE levou em consideração apenas aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia; por essa razão, as regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil". Há uma pequena exceção com relação à região Sudeste, que foi criada levando-se parcialmente em conta aspectos humanos (desenvolvimento industrial e urbano).
O Café com Geógrafo defende a tese que a região tem de ser vista e atendida em todos os setores, por meio de incentivos e atendimentos múltiplos para todas as comunidades residentes. Segundo *Aziz Ab'Sáber (2005), o mundo urbano novo que fez crescer e multiplicar cidades atraiu gente de todas as beiradas de rio e igarapés, mas não teve força para ampliar ou multiplicar mercados de trabalho. Daí ter surgido uma nova pobreza, responsável por subnutrição, bairros carentes, favelas e dramas pessoais e familiares inenarráveis.
Estaremos contemplando o estudo das regioes, o espaço urbano e suas formas de ocupação, a geografia rural, a geografia da população, a geografia médica, o estudo dos solos, a geomorfologia, a climatologia, em suma, estaremos tratando da geografia que gente conhece com uma pitada de conhecimento academico. Uma oportunidade também de conhecer grandes geógrafos e o conteudo de suas obras.

*AZIZ NACIB AB'SÁBER nasceu em 1924, na cidade de São Luiz do Paraitinga, situada no Vale do Paraíba. Entrou na Universidade de São Paulo e formou-se em Geografia e História em 1944, fazendo sua especialização em geomorfologia. Como professor lecionou em diversas faculdades e por catorze anos foi titular na USP.
Paralelamente aos seus estudos, Aziz fez inúmeras viagens pelo Brasil, observando a fisionomia das paisagens e as características de cada ecossistema. A busca por compreender a compartimentação total do relevo brasileiro ampliou-se com seu interesse pela fitogeografia, que o levou a investigar a distribuição da vegetação nos diferentes domínios de natureza. Com o tempo, sua abordagem foi se ampliando cada vez mais, integrando as diversas áreas do conhecimento.
A integração entre ciência e política é um propósito fundamental para Ab'Sáber. Ele afirma a importância do conhecimento científico para o planejamento e a administração pública, defendendo que a crítica deve ser acompanhada por propostas viáveis e inteligentes.
Desde 1988 integra o Instituto de Estudos Avançados da USP, onde recebeu o título de professor honorário. Nessa instituição, publicou trabalhos relevantes como: "Zoneamento ecológico e econômico da Amazônia: questões de escala e método" (1989); "Um plano diferencial para o Brasil, projeto Floram" (1990); e "Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida" (2003).Profundo conhecedor da realidade brasileira, Aziz Ab'Sáber sempre lutou pela preservação dos ecossistemas e pela criação de uma sociedade cada vez mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário